Marketing Sazonal Digital: saiba como aproveitar.

Marketing Digital Sazonal
Tempo de Leitura: 4 minutos

Sabia que o Marketing Sazonal Digital é uma das estratégias do marketing para alavancar as vendas da sua empresa. Pois, vendas sazonais sempre existiram e durante um bom tempo foram motivo de dor de cabeça para algumas empresas.

Uma vez que não eram vistas de forma positiva, apenas percebiam a ideia de vender muito em um momento e nada no outro. Desse modo, a preocupação era com as perdas.

Aprenda com esse artigo como lidar de forma positiva com as vendas sazonais. Assim como aproveitar esse aspecto para alavancar as vendas digitais.

Como lidar com a sazonalidade das suas vendas?

Para começar saiba que o Marketing Sazonal Digital tem a sua base na ideia de que alguma coisa ocorre de forma temporária, ou seja, esporádica.

Nesse sentido, existem vários produtos que são produzidos e consumidos em uma determinada época do ano apenas. Desse modo, a maneira mais fácil de indicar vendas sazonais é a partir das datas comemorativas, tais como:

  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Namorados;
  • Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

E atualmente, podemos incluir o Black Friday. Pois, nessas datas sazonais as pessoas já estão habituadas com a ideia de comprar para presentear aos entes queridos ou a si mesmo.

Nesse ponto, entra o papel do Marketing Sazonal Digital como uma estratégia para alavancar as vendas explorando essa abertura das pessoas para o ato de consumir.

Dicas de como aproveitar as datas sazonais

Uma forma de aproveitar as vantagens que se tornam visíveis com a junção de sazonal e marketing digital, podem ser percebidas nas seguintes ações:

Monte um calendário sazonal que seja estratégico para o seu negócio

Um bom começo é ter um calendário de datas sazonais que são relevantes para o seu negócio. Pois, a partir desse mapeamento é possível pensar em estratégias assertivas com meses de antecedência.

Elabore um planejamento com o Marketing Sazonal Digital

Saiba que um calendário sazonal é fundamental, mas sozinho não conseguirá gerar resultados. Por isso, nada melhor do que um bom plano para estruturar campanhas específicas para esse calendário sazonal.

Acompanhe as ferramentas e sites que fazem a diferença

É essencial desenvolver campanhas estratégicas em sintonia com a sua persona. E para isso é preciso usar as ferramentas certas e acompanhar os sites adequados. Desse modo, uma dica é explorar as seguintes alternativas:

  • Google Trends, para verificar os termos mais buscados de um período;
  • Trending Topics do Twitter, para saber quais os assuntos mais falados em período;  
  • Veículos de consumo da sua persona, tais como: redes, portais de notícias e entretenimento.

Ofereça um conteúdo de valor sobre a sazonalidade do seu negócio

Além de pensar nas campanhas e nas ferramentas é bom desenvolver ações para informar a sua persona desses conteúdos. Nesse sentido, o intuito é oferecer um conteúdo relevante que agregue valor e que possa gerar leads qualificados.

Como esse conteúdo também pode ser oferecido em diferentes formatos, como por exemplo, webinars, posts, ebooks, infográficos, dentre outros.

Explore ações promocionais digitais para vendas sazonais

Saiba que as pessoas não resistem a uma boa estratégia de ações promocionais. Por isso, aproveite para desenvolver estratégias sazonais com promoções, que podem envolver:

  • Descontos e cupons;
  • Sorteios e concursos;
  • Distribuições de brindes.

Como saber se as vendas da empresa são sazonais?

Esse é um ponto essencial e ao mesmo tempo complexo. Para muitas empresas é muito fácil compreender o aspecto sazonal dos seus produtos. Por exemplo, a Kibon sabe muito bem que a sua época sazonal está no verão.

Certamente, pela sua posição de mercado, ela explora intensivamente o Marketing Sazonal Digital. Pois, existem inúmeras estratégias para transformar os aspectos sazonais em impulsionadores de compras e investimentos.

Contudo, se a empresa desconhece esses dados sazonais das suas vendas, fica muito difícil colocar essa estratégia em prática.

Todavia, existem empresas que são especialistas em desenvolver diagnóstico empresarial para apontar esses aspectos. E mais interessante ainda é que esse trabalho já é realizado tendo em vista um mapeamento digital dos negócios da empresa.

Desse modo, é possível perceber as chances do Marketing Sazonal Digital bem como as oportunidades de inserção no mundo virtual.

Assim sendo, se a sua empresa ainda não conhece a sazonalidade das suas vendas e as suas chances de inserção no mundo digital, talvez seja o momento de conhecer.

Venha realizar o seu diagnóstico digital com a DG, Digital Growth. 🙂

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *