Decidimos trazer no Dicas DG uma rápida orientação para quem quer usar o Instagram Reels para engajamento de seu negócio nessa rede.
É provável que você já deve ter percebido que o Instagram está cada vez mais concedendo recursos que colaboram com quem trabalha com redes sociais, desse modo resolvemos falar sobre o Reels.
O que é o Instagram Reels?
Logo após a um longo período de testes, o Instagram Reels foi finalmente lançado no dia 5 de Agosto de 2020, como ferramenta integrante do Instagram em mais de 50 países. A fim de contextualizar, a tradução literal do termo “reels” é “carretéis” ou “bobinas” (aquelas de filme mesmo, se recorda?!).
Com o propósito de frear o progresso do aplicativo chinês conhecido como TikTok, que atualmente é idolatrado por crianças e adolescentes no mundo todo, temos a criação do Reels pelo Instagram.
Este recurso possibilita a gravação, edição e compartilhamento de vídeos de até 30 segundos. Principalmente permite gravar e compartilhar material de vídeo em formato curto que é adicionado ao seu feed e no Explorar do Instagram.
Passo-a-passo: Como utilizar o Instagram Reels
Sempre que for criar um conteúdo para o seu negócio, faça perguntas do tipo: “Esse assunto reflete a ideia que quero passar do meu negócio? Tem sentido para o meu público?”. Portanto, se a resposta para esses questionamentos for “Não”, nem pense mais neste assunto. Agora, caso sua resposta seja “Sim”, siga audaciosamente com essa ideia.
Com o fim de auxiliar a colocar em prática a gravação de um vídeo no Reels, criamos um passo-a-passo:
- Abra o aplicativo Instagram em seu dispositivo móvel;
- Abra o ícone “Seu story” onde são criados os stories;
- Deslize a tela para a opção “Vídeos do Reels”.
* Observe que aparecerá as seguintes opções:
Duração: Como inicialmente o Reels só permitia vídeos de 15 segundos, por default o vídeo a ser gravado já virá com esta opção, basta ajustar se quiser que o vídeo tenha maior duração.
Áudio: Permite adicionar música ou áudio aos vídeos dentro da biblioteca disponível no Instagram.
Velocidade: Permite controlar a velocidade do vídeo, sendo possível acelerar ou desacelerar tanto os clips de vídeo como o áudio.
Efeitos: Permite ter acesso a todos os efeitos já disponíveis anteriormente no Instagram. Ainda é possível utilizar um efeito diferente em cada trecho do vídeo e há diversas opções disponíveis.
Temporizador: Permite definir um temporizador para que a gravação dos vídeos ocorra automaticamente. Ou seja, após selecionar esta opção, define-se um período de tempo em que a câmara fará uma contagem regressiva antes de começar a gravar.
Além disso é possível criar um vídeo no Reels indo diretamente em seu ícone.
Siga os passos abaixo:
- Clique no ícone do Reels no Instagram;
- Na sequência, clique no ícone da câmera, no canto superior direito da tela;
- Aparecerá a tela do Reels, basta gravar o seu vídeo!
- Após a gravação, basta publicar no Stories.
Como extrair o máximo do Reels
Esta nova funcionalidade do Instagram, se bem utilizada, pode ser uma grande aliada para seu negócio. Afinal, a adesão a ela foi tão grande que o Instagram acabou cedendo um espaço especial somente para ela no perfil do usuário.
As ferramentas de edição do Reels são mais sofisticadas que as dos Stories. Assim, facilita aos usuários a utilização para criar vídeos divertidos e dinâmicos de forma mais pessoal e acessível ao seu público.
Os vídeos criados podem ser compartilhados amplamente por meio da página Explorar e não estão limitados apenas aos seguidores do seu negócio, o que acaba sendo uma grande vantagem para quem ainda não te conhece.
Existem diversas formas de você aproveitar o Reels para o seu negócio. Sobretudo, compartilhando dicas, tutoriais e conteúdo educacional, realizando parceria com influenciadores, micro influenciadores ou até nano influenciadores, promovendo pequenos desafios para quem assistir ao seu vídeo ou simplesmente mostrando seus produtos e serviços.
Portanto, as vantagens do uso do Reels acaba se tornando muito importante para construir e nutrir relacionamentos em comunidades do Instagram.
Bora usar e abusar do Reels? Solte a sua imaginação e aproveite mais esta funcionalidade para divulgar a sua marca. 😉