Instagram Reels para engajamento: Como fazer?

Instagram Reels
Tempo de Leitura: 5 minutos

Decidimos trazer no Dicas DG uma rápida orientação para quem quer usar o Instagram Reels para engajamento de seu negócio nessa rede.

É provável que você já deve ter percebido que o Instagram está cada vez mais concedendo recursos que colaboram com quem trabalha com redes sociais, desse modo resolvemos falar sobre o Reels.

O que é o Instagram Reels?

Logo após a um longo período de testes, o Instagram Reels foi finalmente lançado no dia 5 de Agosto de 2020, como ferramenta integrante do Instagram em mais de 50 países. A fim de contextualizar, a tradução literal do termo “reels” é “carretéis” ou “bobinas” (aquelas de filme mesmo, se recorda?!).

Com o propósito de frear o progresso do aplicativo chinês conhecido como TikTok, que atualmente é idolatrado por crianças e adolescentes no mundo todo, temos a criação do Reels pelo Instagram.

Este recurso possibilita a gravação, edição e compartilhamento de vídeos de até 30 segundos. Principalmente permite gravar e compartilhar material de vídeo em formato curto que é adicionado ao seu feed e no Explorar do Instagram.

Passo-a-passo: Como utilizar o Instagram Reels

Sempre que for criar um conteúdo para o seu negócio, faça perguntas do tipo: “Esse assunto reflete a ideia que quero passar do meu negócio? Tem sentido para o meu público?”. Portanto, se a resposta para esses questionamentos for “Não”, nem pense mais neste assunto. Agora, caso sua resposta seja “Sim”, siga audaciosamente com essa ideia.

Com o fim de auxiliar a colocar em prática a gravação de um vídeo no Reels, criamos um passo-a-passo:

  • Abra o aplicativo Instagram em seu dispositivo móvel;

  • Abra o ícone “Seu story” onde são criados os stories;

  • Deslize a tela para a opção “Vídeos do Reels”.

* Observe que aparecerá as seguintes opções:

Duração: Como inicialmente o Reels só permitia vídeos de 15 segundos, por default o vídeo a ser gravado já virá com esta opção, basta ajustar se quiser que o vídeo tenha maior duração.

Áudio: Permite adicionar música ou áudio aos vídeos dentro da biblioteca disponível no Instagram.

Velocidade: Permite controlar a velocidade do vídeo, sendo possível acelerar ou desacelerar tanto os clips de vídeo como o áudio.

Efeitos: Permite ter acesso a todos os efeitos já disponíveis anteriormente no Instagram. Ainda é possível utilizar um efeito diferente em cada trecho do vídeo e há diversas opções disponíveis.

Temporizador: Permite definir um temporizador para que a gravação dos vídeos ocorra automaticamente. Ou seja, após selecionar esta opção, define-se um período de tempo em que a câmara fará uma contagem regressiva antes de começar a gravar.

Além disso é possível criar um vídeo no Reels indo diretamente em seu ícone.

Siga os passos abaixo:

  • Clique no ícone do Reels no Instagram; 
  • Na sequência, clique no ícone da câmera, no canto superior direito da tela;
  • Aparecerá a tela do Reels, basta gravar o seu vídeo!

  • Após a gravação, basta publicar no Stories.

Como extrair o máximo do Reels

Esta nova funcionalidade do Instagram, se bem utilizada, pode ser uma grande aliada para seu negócio. Afinal, a adesão a ela foi tão grande que o Instagram acabou cedendo um espaço especial somente para ela no perfil do usuário.

As ferramentas de edição do Reels são mais sofisticadas que as dos Stories. Assim, facilita aos usuários a utilização para criar vídeos divertidos e dinâmicos de forma mais pessoal e acessível ao seu público. 

Os vídeos criados podem ser compartilhados amplamente por meio da página Explorar e não estão limitados apenas aos seguidores do seu negócio, o que acaba sendo uma grande vantagem para quem ainda não te conhece.

Existem diversas formas de você aproveitar o Reels para o seu negócio. Sobretudo, compartilhando dicas, tutoriais e conteúdo educacional, realizando parceria com influenciadores, micro influenciadores ou até nano influenciadores, promovendo pequenos desafios para quem assistir ao seu vídeo ou simplesmente mostrando seus produtos e serviços.

Portanto, as vantagens do uso do Reels acaba se tornando muito importante para construir e nutrir relacionamentos em comunidades do Instagram.

Bora usar e abusar do Reels? Solte a sua imaginação e aproveite mais esta funcionalidade para divulgar a sua marca. 😉

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