Os gatilhos mentais estão sendo cada vez mais usados pelas vantagens que oferecem ao interferir na decisão de compra de uma pessoa. Pois, muitas decisões de compra acontecem baseadas em valores e sentimentos, que sim, podem ser influenciados.
Entenda nesse artigo como isso pode acontecer e conheça alguns dos principais gatilhos mentais que as áreas de marketing e vendas estão usando.
O que são gatilhos mentais?
Saiba que os gatilhos mentais são estímulos direcionados ao cérebro para exercer uma ação sob a sua decisão de compra. Ou seja, são influências que você recebe que te ajudam a tomar decisões sem pensar muito no assunto.
Os gatilhos passaram a ter força a partir da abordagem do neuromarketing , que é o campo de estudo que une o Marketing à Neurociência e prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto.
Por isso que você nem percebe que o seu cérebro está operando e decidindo no campo do inconsciente.
Os gatilhos são eficientes pois são ferramentas psicológicas para persuadir o cliente. Por isso, estão sendo cada vez mais usados pelo marketing e vendas.
Além disso, saiba que podem ser estímulos para qualquer um dos sentidos: audição, tato, olfato, paladar e visão.
Normalmente, em estratégias de marketing os mais usados são:
- Da visão, com a imagem;
- Da audição, com o som.
Desse modo, são usados em copys para anúncios de mídia paga bem como em campanhas de e-mail marketing.
Vamos explicar os mais conhecidos. Além disso, como podem ser aplicados nas estratégias de marketing e vendas.
Conheça alguns dos gatilhos mentais:
Escassez
Esse gatilho está baseado na ideia de que é preciso agir para não perder a oportunidade que está sendo oferecida. A base desse gatilho está na frase: “Eu tive que perder pra dar valor”.
Nesse sentido, o gatilho aplica-se nas seguintes situações:
- Disponibilizar uma oferta ou um benefício por tempo limitado;
- Fixar uma quantidade de unidades a serem vendidas de um produto à preço promocional ou de uma pequena edição;
- Conceder um benefício exclusivo para as primeiras pessoas que realizarem a ação proposta;
- Comercializar produtos sazonais, que tem época certa de serem oferecidos.
Urgência
Este gatilho gera a sensação de que a pessoa precisa agir rapidamente antes que o tempo acabe. O pensamento que o sustenta é o da frase: “Melhor comprar e me arrepender depois do que não comprar e perder a oportunidade”.
Dessa forma, esse gatilho funciona nas seguintes situações:
- Oferecendo ofertas relâmpago, que só duram poucos minutos;
- Usar contadores de tempo para marcar o que falta para acabar a oferta;
- Oferecer edições limitadas dos seus produtos ou serviços.
Prova Social
Baseado na necessidade das pessoas de pertencerem a um grupo. Ou seja, de serem aceitos pelos outros. Além disso, considera que as pessoas gostam de fazer coisas porque as outras estão fazendo.
Por isso, esse gatilho funciona nas seguintes situações:
- Contar histórias de pessoas de sucesso com o produto ou serviço;
- Apresentar comentários de clientes que valorizem o produto;
- Oferecer espaços para comentários dos produtos e serviços da empresa;
- Divulgar a ideia de quantos produtos já vendeu e como as pessoas já estão felizes;
- Quantidade de vendas que realizou nas redes sociais do seu produto;
Autoridade
Com esse gatilho a ideia é posicionar você ou a sua empresa como uma autoridade em um assunto. Por exemplo, quando a empresa associa o seu produto a um especialista da área, tal como um dermatologista para indicar creme anti-idade.
Assim, esse gatilho funciona nos seguintes exemplos:
- Produzir conteúdo de alta qualidade sobre o seu nicho para os clientes;
- Usar pessoas da empresa de destaque como porta-voz do produto;
- Trabalhar com influenciadores digitais reconhecidos do nicho.
Novidade
E quem não gosta de novidade?! A ideia de ter o mais novo produto do mercado desperta o desejo de compra nas pessoas.
As empresas de tecnologia usam muito desse gatilho com lançamentos de atualizações periódicas dos produtos, serviços, acessórios e funcionalidades. Sendo que as campanhas de divulgação são de ampla circulação.
Um forte exemplo deste gatilho é a empresa Apple. Mesmo que as diferenças entre um modelo antigo e o atual sejam muito pequenas, centenas de pessoas fazem filas para adquirem o novo modelo e isso tudo, muitas vezes, sem condições financeiras ou sem necessidade.
Uma boa forma de colocar este gatilho em uso é utilizando fortemente o Marketing de Conteúdo. Divulgue sempre posts comunicando sobre novidades e curiosidades. Também, crie materiais que auxiliem o seu público a se manter atualizado.
Antecipação
Esse gatilho estimula os anseios que as pessoas têm acerca do futuro. Por exemplo, o trailer de lançamento de um filme mexe com as emoções e gera ansiedade para a sua estreia.
De maneira idêntica, você cria um cenário positivo para apresentar o produto ou serviço. Desse modo, valoriza os benefícios, as funcionalidades e o valor agregado do produto ou serviço.
Algumas formas de colocar esse gatilho em prática são:
- criando webinars;
- artigos mostrando a história do negócio ou do produto ou serviço;
- produzindo vídeos sobre o lançamento;
- criando parcerias com influenciadores digitais.
A utilização dos gatilhos mentais têm produzido resultados significativos para as empresas. Principalmente ao atrair mais clientes e gerar maior faturamento.
Por fim, é importante lembrar que a criatividade deve estar fortemente associada ao uso de qualquer gatilho e mantendo sempre o foco no público do seu negócio.
Mas então?! Qual destes gatilhos mentais parecem mais interessantes para o seu negócio? Nas suas estratégias de Marketing Digital, você já utilizou algum deles? Deixe seu comentário. 🙂