Gatilhos Mentais: porque você deve saber como usá-los

Gatilho Mental
Tempo de Leitura: 5 minutos

Os gatilhos mentais estão sendo cada vez mais usados pelas vantagens que oferecem ao interferir na decisão de compra de uma pessoa. Pois, muitas decisões de compra acontecem baseadas em valores e sentimentos, que sim, podem ser influenciados.

Entenda nesse artigo como isso pode acontecer e conheça alguns dos principais gatilhos mentais que as áreas de marketing e vendas estão usando.

O que são gatilhos mentais?

Saiba que os gatilhos mentais são estímulos direcionados ao cérebro para exercer uma ação sob a sua decisão de compra. Ou seja, são influências que você recebe que te ajudam a tomar decisões sem pensar muito no assunto.

Os gatilhos passaram a ter força a partir da abordagem do neuromarketing , que é o campo de estudo que une o Marketing à Neurociência e prevê o comportamento do consumidor tendo como base o processamento de informação pelo cérebro e pode identificar o impacto emocional do produto.

Por isso que você nem percebe que o seu cérebro está operando e decidindo no campo do inconsciente.

Os gatilhos são eficientes pois são ferramentas psicológicas para persuadir o cliente. Por isso, estão sendo cada vez mais usados pelo marketing e vendas.

Além disso, saiba que podem ser estímulos para qualquer um dos sentidos: audição, tato, olfato, paladar e visão.

Normalmente, em estratégias de marketing os mais usados são:

  • Da visão, com a imagem;
  • Da audição, com o som.

Desse modo, são usados em copys para anúncios de mídia paga bem como em campanhas de e-mail marketing.

Vamos explicar os mais conhecidos. Além disso, como podem ser aplicados nas estratégias de marketing e vendas.

Conheça alguns dos gatilhos mentais: 

Escassez

Esse gatilho está baseado na ideia de que é preciso agir para não perder a oportunidade que está sendo oferecida. A base desse gatilho está na frase: “Eu tive que perder pra dar valor”.

Nesse sentido, o gatilho aplica-se nas seguintes situações:

  • Disponibilizar uma oferta ou um benefício por tempo limitado;
  • Fixar uma quantidade de unidades a serem vendidas de um produto à preço promocional ou de uma pequena edição;
  • Conceder um benefício exclusivo para as primeiras pessoas que realizarem a ação proposta;
  • Comercializar produtos sazonais, que tem época certa de serem oferecidos.

Urgência

Este gatilho gera a sensação de que a pessoa precisa agir rapidamente antes que o tempo acabe. O pensamento que o sustenta é o da frase: “Melhor comprar e me arrepender depois do que não comprar e perder a oportunidade”.

Dessa forma, esse gatilho funciona nas seguintes situações:

  • Oferecendo ofertas relâmpago, que só duram poucos minutos;
  • Usar contadores de tempo para marcar o que falta para acabar a oferta;
  • Oferecer edições limitadas dos seus produtos ou serviços.

Prova Social

Baseado na necessidade das pessoas de pertencerem a um grupo. Ou seja, de serem aceitos pelos outros. Além disso, considera que as pessoas gostam de fazer coisas porque as outras estão fazendo.

Por isso, esse gatilho funciona nas seguintes situações:

  • Contar histórias de pessoas de sucesso com o produto ou serviço;
  • Apresentar comentários de clientes que valorizem o produto;
  • Oferecer espaços para comentários dos produtos e serviços da empresa;
  • Divulgar a ideia de quantos produtos já vendeu e como as pessoas já estão felizes;
  • Quantidade de vendas que realizou nas redes sociais do seu produto;

Autoridade

Com esse gatilho a ideia é posicionar você ou a sua empresa como uma autoridade em um assunto. Por exemplo, quando a empresa associa o seu produto a um especialista da área, tal como um dermatologista para indicar creme anti-idade.

Assim, esse gatilho funciona nos seguintes exemplos:

  • Produzir conteúdo de alta qualidade sobre o seu nicho para os clientes;
  • Usar pessoas da empresa de destaque como porta-voz do produto;
  • Trabalhar com influenciadores digitais reconhecidos do nicho.

Novidade 

E quem não gosta de novidade?! A ideia de ter o mais novo produto do mercado desperta o desejo de compra nas pessoas.

As empresas de tecnologia usam muito desse gatilho com lançamentos de atualizações periódicas dos produtos, serviços, acessórios e funcionalidades. Sendo que as campanhas de divulgação são de ampla circulação.

Um forte exemplo deste gatilho é a empresa Apple. Mesmo que as diferenças entre um modelo antigo e o atual sejam muito pequenas, centenas de pessoas fazem filas para adquirem o novo modelo e  isso tudo, muitas vezes, sem condições financeiras ou sem necessidade.

Uma boa forma de colocar este gatilho em uso é utilizando fortemente o Marketing de Conteúdo. Divulgue sempre posts comunicando sobre novidades e curiosidades. Também, crie materiais que auxiliem o seu público a se manter atualizado.

Antecipação

Esse gatilho estimula os anseios que as pessoas têm acerca do futuro. Por exemplo, o trailer de lançamento de um filme mexe com as emoções e gera ansiedade para a sua estreia.

De maneira idêntica, você cria um cenário positivo para apresentar o produto ou serviço. Desse modo, valoriza os benefícios, as funcionalidades e o valor agregado do produto ou serviço.

Algumas formas de colocar esse gatilho em prática são:

  • criando webinars;
  • artigos mostrando a história do negócio ou do produto ou serviço;
  • produzindo vídeos sobre o lançamento;
  • criando parcerias com influenciadores digitais.

A utilização dos gatilhos mentais têm produzido resultados significativos para as empresas. Principalmente ao atrair mais clientes e gerar maior faturamento.

Por fim, é importante lembrar que a criatividade deve estar fortemente associada ao uso de qualquer gatilho e mantendo sempre o foco no público do seu negócio.

Mas então?! Qual destes gatilhos mentais parecem mais interessantes para o seu negócio? Nas suas estratégias de Marketing Digital, você já utilizou algum deles? Deixe seu comentário. 🙂

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